sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Comitê do Piracicaba aprova dois projetos no Vale do Aço


Projetos beneficiarão áreas rurais em Fabriciano e Ipatinga

FABRICIANO – O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH Piracicaba) aprovou, nesta quarta-feira (10), dois projetos de revitalização de nascentes em comunidades rurais do Vale do Aço.

Os projetos elaborados pelas Prefeituras de Coronel Fabriciano e Ipatinga, respectivamente, serão apresentados ao Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (Fhidro) para financiamento de recursos.

A reunião foi realizada pela manhã no Auditório Padres do Trabalho do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), em Coronel Fabriciano, como parte da 44ª edição das reuniões ordinárias do Comitê. Com a presença de 21 membros do Comitê, 10 projetos foram apresentados e levados à votação para serem encaminhados à segunda etapa do processo de financiamento pelo Fhidro.

O conselheiro da CBH Piraciba, José Estevam, explicou que a aprovação dos projetos depende da correta elaboração de acordo com o edital estipulado pelo Fhidro.

“O comitê é um órgão do estado sem CNPJ e não dispõe de recurso financeiro, mas todos os projetos passam pelo comitê, que é quem faz a indicação deles”, ressaltou.

Estevam lembrou que a cobrança pelo uso da água é essencial para execução de projetos de revitalização das bacias. “Estamos no limiar da cobrança pelo uso da água na bacia do Rio Doce, da qual o Piracicaba faz parte. A partir desta arrecadação todos os recursos oriundos da cobrança virão para serem aplicados no local da origem para melhoria da qualidade e quantidade das águas”, concluiu.


Desafios

Segundo o presidente da CBH Piraciba, Iusifth Chafith, o comitê é na verdade um conselho de vários seguimentos da sociedade, possibilitando o exercício da cidadania e a execução de políticas públicas. Iusifth ressaltou a importância de projetos bem elaborados e pensados de forma viável para a execução na comunidade.

“Não podemos liberar recursos para projetos que não estejam bem elaborados. Estamos precisando de mais projetos e desejamos um avanço para as propostas apresentadas, tanto na sua qualidade quanto na sua viabilidade” reforçou. O presidente informou ainda que, de janeiro a maio do ano que vem, o comitê organizará oficinas para elaboração de projetos e troca de experiências entre os municípios e universidades.

Fonte: http://www.diariodoaco.com.br/noticias.aspx?cd=50373

Nenhum comentário:

Folder Novo do IAD

Folder Novo do IAD
Finalização do texto do folder do Instituto