sábado, 5 de janeiro de 2008



“Toda vida é educação e todo mundo é sempre professor e aluno”


A. Maslow



O QUE É SER CONSULTOR


O Consultor é aquele profissional com uma base técnica sólida em gestão pública e privada e que tenha experiência necessária para superar as difíceis e diferentes relações humanas na qual estamos sujeitos no nosso dia-a-dia. PRINCÍPIOS DE CONSULTORIA OU CONSULTOR DE CONHECIMENTO


O QUE É SER CONSULTOR

. O Consultor é aquele profissional com uma base técnica sólida em gestão pública e privada e que tenha experiência necessária para superar as difíceis e diferentes relações humanas na qual estamos sujeitos no nosso dia-a-dia.

· Ele está fora da linha de gestão de uma organização. É um assessor de apoio na execução de projetos. Ele não dirige, não coordena, não supervisiona, não toma decisões gerenciais.

· Ele desempenha funções consultivas: aconselhamento, orientação, apoio, estudos, pesquisas e pareceres.

· O Consultor de conhecimento é um profissional de fora da linha de gestão da Prefeitura e dos parceiros. Daí ele ser chamado de consultor.


Por que de Conhecimento?

· Porque um consultor tem que ser um especialista, tem que ter conhecimentos técnicos que o habilitem a desempenhar suas funções consultivas.

· O Consultor de Conhecimento tem que repartir seus conhecimentos técnicos

Com os seus clientes, participar o máximo possível das soluções adotadas e encarar o trabalho de consultoria como um processo de aprendizagem mútua, um processo de conhecimento compartilhado.

Por que Parceiro Técnico?

· Porque o consultor de conhecimento - assim como o IAD - presta serviços técnicos profissionais às prefeituras. Ele foi contratado para servir, para prestar serviços de consultoria. Ele não é um aliado. Deve, no entanto, atuar alinhado com os princípios básicos da Aliança Social Estratégica entre a Prefeitura e o Instituto IAD que está implementando os Programas e Projetos propostos.


O PAPEL DO CONSULTOR DE CONHECIMENTO


· O consultor de conhecimento é uma pessoa-recurso, que, no desenvolvimento dos projetos, desempenhará as seguintes atribuições:

1. Prover suporte técnico aos responsáveis pela implementação do programa;

2. Prover subsídios para tomada de decisões técnicas e gerenciais e colaborar na introdução dos elementos de ajuste que se fizerem necessários ao longo do processo;

3. Participar ativamente do processo de sistematização das experiências desenvolvidas, estabelecendo um fluxo regular de dados e informações com os responsáveis por essa tarefa;

4. Realizar outras atividades que se fizerem necessárias para o bom desenvolvimento das atividades programadas.


· O papel do consultor de conhecimento passo a passo:


No desempenho de suas atribuições, o consultor de conhecimento deverá atuar de várias maneiras no decorrer de seu trabalho:

1. Alinhar-se conceitualmente com os princípios e as concepções sustentadoras da parceria entre a prefeitura e o instituto;

2. Participar da capacitação básica preparatória para o inicio das ações do programa em cada um dos parceiros envolvidos;

3. Prover suporte técnico para o trabalho de planejamento das ações de implantação e implementação dos programas;

4. Prover suporte técnico para a elaboração de um projeto de capacitação dos operadores do programa;

5. Desenvolver-atuando como instrutor de treinamento-a capacitação dos parceiros:

· Treinamentos com carga horária de 24h/a;

· Conteúdos programáticos básicos e imprescindíveis: educação para valores, protagonismo juvenil e cultural de trabalhabilidade;

· Praticas e vivencias subordinadas e alinhadas aos conteúdos programáticos básicos;

· Utilização obrigatória dos vídeos e seminários elaborados sobre os conteúdos básicos sobre dos programas.

6. Registrar todas as informações relativas ao processo em curso: planejamento, capacitação, avaliação, desdobramentos, impactos, tudo aquilo que sinalizar caminhos e descaminhos dos programas;

7. Prover suporte técnico para a avaliação em processo do programa;

8. Manter comunicação constante com os parceiros e o IAD, trocando informações e conhecimentos que facilitem o bom andamento dos programas;

9. Realizar outras atividades que se fizerem necessárias para o sucesso do programa, sem perder de vista o seu papel de consultor.

· A missão, o método o espírito do consultor de conhecimento.

1. São diretrizes do IAD:

Missão: ajudar as outras organizações a melhor cumprirem sua missão buscando a sua autosustentabilidade ou autodesenvolvimento.

Método: participação, criatividade, responsabilidade, oficinas, palestras, reunião, cursos.

Espírito: inovação, profissionalismo, bom senso, honestidade, transparência, democracia.

· Fundamentalmente, o consultor de conhecimento deve ser proativo: agir para si antecipar e superar problemas, sempre em sintonia com as equipes dos parceiros.

· Código de ética do consultor de conhecimento do IAD

· Critérios de convivência entre os consultores de conhecimento e as equipes de parceiros:


1. O consultor de conhecimento é uma pessoa-recurso contratada pelo prefeito para prover apoio técnico as equipes de funcionários na implementação do programa;

2. O consultor de conhecimento não faz parte da linha de gestão do prefeito, portanto, no processo decisório da organização seu papel deve ser o de provedor de subsídios para tomada de decisões e, nunca, o de decisor;

3. As visitas, aconselhamentos, capacitações, distribuição de matérias e quaisquer outras atividades realizadas junto ás equipes de base devem ser feitas de comum acordo com os coordenadores da prefeitura;

4. periodicamente, o consultor de conhecimento e a equipe de coordenadores do perfeito devem reunir-se para, num clima de solidariedade, franqueza e lealdade, avaliarem suas ações e relações;

5. O consultor de conhecimento e a equipe da prefeitura poderão recorrer á outras ONGs para uma consultoria a distancia ou até mesmo uma visita técnica, quando se tratar de uma questão de maior complexidade e transcendência;

6. As questões gerenciais devem ser resolvidas através de recurso a linha de gestão. O consultor de conhecimento só poderá intervir quando solicitado e, mesmo assim, apenas como provedor de subsídios;

7. é fundamental que o consultor de conhecimento e os coordenadores da prefeitura tenham uma clara percepção de que o suporte do sentido e a fonte do significado (valor) do seu trabalho é a melhoria constante da relação instrutor-comandado na ponta. Tudo que não tiver impacto positivo nessa relação e em seus resultados não merecem existir.


Iusifith Chafith Felipe

Fevereiro de 2007

Raul Soares - MG


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